Lançamento do projeto Agentes Comunitários Ambientais

Lançamento do projeto Agentes Comunitários Ambientais

Niterói é um município predominantemente urbano que possui uma densidade demográfica progressiva. A cidade é composta por uma significativa área litorânea que conta com conjunto de praias provenientes da Baía de Guanabara e um conjunto de praias oceânicas que vem sofrendo com um histórico de degradação ambiental e poluição intensa nas últimas décadas, afetando sua qualidade ambiental e balneabilidade. Com as crescentes problemáticas ambientais no município, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade em conjunto com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia lançaram o projeto Agentes Comunitários Ambientais, cujo objetivo é capacitar e formar alunos da rede de ensino municipal para identificar as necessidades e possíveis soluções para problemas ambientais em áreas da cidade.
Na manhã do dia 22 de fevereiro o Parque da Cidade, em São Francisco, foi sede do evento de lançamento do projeto e contou com a presença do vice-prefeito Axel Grael e os Secretários Municipais Daniel Marques (Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade), Waldeck Carneiro (Educação, Ciências e Tecnologia) e Fabiano Gonçalves (Desenvolvimento Econômico), além de professores da rede municipal de ensino e os alunos classificados para serem Agentes Comunitários. O vice-prefeito parabenizou o projeto e seus envolvidos, destacando o Secretário Daniel Marques pelo compromisso e seriedade do seu trabalho com Niterói. Ao final do evento foram distribuídos kits de apoio para os Agentes, que eram uma camisa, boné, cantil e máquina fotográfica.
O programa para selecionar os Agentes foi aplicado em 9 escolas municipais para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Em cada escola foi escolhido um professor para ser Tutor Ambiental, cujo título se deve pelo treinamento técnico recebido da Secretaria do Meio Ambiente e instituições parceiras do projeto. Os Tutores Ambientais darão suporte e farão o monitoramento da atividade dos 29 alunos classificados para serem Agentes Comunitários. O processo seletivo dos Agentes teve como primeira fase uma redação com o tema “A Educação e o Meio Ambiente”, aplicada dia 21 de setembro, Dia da Árvore, a segunda fase foi a análise de renda familiar e desenvolvimento estudantil. Ficará ao encargo da Secretaria da Educação uma bolsa auxílio mensal para os selecionados. A Secretaria de Meio Ambiente em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação serão responsáveis por convidar palestrantes e técnicos com notório saber ligados ao tema, como também, ouvir em prazos determinados os diagnósticos e apresentação de soluções dos Agentes. Será de responsabilidade das Administrações Diretas acima convocar as demais estruturas do governo para respostas, adequações e implementações dos resultados obtidos pelos Agentes. Os principais objetivos são a preservação dos recursos naturais, a formação de cidadãos sensíveis ao meio ambiente e a participação comunitária no processo de decisão ambiental, tendo como mecanismo de apoio ao planejamento das áreas de atuação.
O Secretário Daniel Marques ressaltou no evento de lançamento a importante parceria com a área da educação municipal e informou que sua expectativa com o projeto tem dois pontos importantes: “A primeira é traçar um diagnóstico para termos indicadores das áreas onde os estudantes vivem. Assumimos o governo sem dados para fazer um trabalho técnico para solucionar de forma eficaz diversos problemas ambientais que existem no município. Nada melhor do que ter a contribuição das crianças Agentes e dos Tutores para identificar áreas de plantio, onde há risco de escorregamento de terra, onde há problemas na coleta de lixo, identificar ausência de esgoto e onde há poluição e queimadas. O outro ponto importante é que esses jovens passarão a ter sensibilidade com relação à proteção do meio ambiente e serão multiplicadores. O que se pretende é formar ‘zeladores do ambiente’ preparados para identificar e atuar na solução dos problemas ambientais de suas comunidades junto aos órgãos ambientais, estimulando o sentimento de cuidado e pertencimento”.

O Secretário Waldeck Carneiro (Educação, Ciências e Tecnologia), o vice-prefeito Axel Grael e o Secretário Daniel Marques (Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade) entregando o kit para uma Agente Comunitária Ambiental

qualidademenordsc05831

 

 

 

 

Sobre o Autor

Advogado, pós-graduado em Política Criminal e Segurança Pública, especialista em Políticas Socio ambientais e mestre em Auditoria e Gestão Ambiental.
Redes Sociais:

Uma resposta em “Lançamento do projeto Agentes Comunitários Ambientais”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.