Chama no Zap!

Edit Template

Multa por crime ambiental

Loja da rede de supermercados Extra, no Centro, é multada em R$ 50 mil por despejar esgoto dentro de um canal – por Flávia Tenente. Fotos: Márcio Oliveira.

Uma filial da rede de supermercados Extra, no Centro de Niterói, foi multada na tarde de ontem em R$ 50 mil por despejo irregular de esgoto em um canal na Avenida Washington Luís, perto da subida da Ponte Rio-Niterói. A loja foi alvo de uma operação da Secretaria municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, com apoio da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. Foi a segunda multa, no mesmo valor, em menos de um mês. No dia 26 de dezembro, os fiscais e policiais constataram que o supermercado usava uma máquina compactadora de lixo orgânico que não era cercada por canaletas para evitar o vazamento de chorume (líquido tóxico produzido pelo lixo) para a rua. A máquina foi trocada, mas o vazamento continuou dentro do estabelecimento, expondo funcioários ao risco de contaminação. Além de o problema persistir na máquina, ontem foi constatado co crime de poluição de afluente, por causa do esgoto despejado no canal. O gerente da filial foi encaminhado para a sede da delegacia, em São Cristóvão, onde foi instaurado um inquérito para apurar o crime de poluição, previsto na Lei de Crimes Ambientais.

— A secretaria tem dedicado esforços desde o ano passado na parte de fiscalização e monitoramento ambiental. Até março será realizado o primeiro concurso público da história da pasta, em Niterói, que convocará mais de dez fiscais ambientais e sete analistas, para legitimar e qualificar a mão de obra em vistorias e diligências — ressaltou o secretário de Meio Ambiente, Daniel Marques.

De acordo com o secretário, a integração entre a prefeitura e os demais órgãos de defesa do meio ambiente está facilitando as operações:

— A secretaria tem uma relação profissional de parceria com esses órgãos.

Em nota oficial, o Extra explicou que pauta suas ações no respeito ao cliente e à comunidade. Acrescentou que tem como premissa contribuir com a preservação dos recursos naturais, além de seguir as as normas e leis vigentes, inclusive referentes à legislação ambiental. Com relação à blitz na loja de Niterói, a rede esclareceu que iniciou uma apuração interna para analisar o fato e, assim, tomar as medidas cabíveis.

Matéria publicada no Jornal Extra, no dia 8 de janeiro de 2014.

1 Comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe For Newsletter!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

© 2023 Created with Royal Elementor Addons