Chama no Zap!

Edit Template

Início da série de ações de prevenção às queimadas

A Secretaria de Meio Ambiente retomou as ações de prevenção de incêndios florestais no município de Niterói. A forte estiagem e a baixa umidade do ar combinadas ao descuido da população é uma verdadeira bomba relógio para nossa vegetação.

Nesse sentido, após análise da Defesa Civil e dos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente com a ajuda de imagens de satélite e do sobrevoo feito no ano de 2014, foi possível identificar os pontos de maior incidência desses incêndios pela cidade.

Assim, iniciamos nesta segunda-feira (19 de janeiro) a distribuição de material explicativo sobre todos os malefícios para a saúde no que diz respeito à fumaça, os riscos para a fauna e para a vida dos moradores, bem como as multas que podem ser aplicadas por simplesmente provocar fogo. Se essas queimadas resultarem em incêndios florestais, o responsável responde criminalmente e pode ser preso. Ao mesmo tempo, todos os moradores próximos às áreas verdes assinaram o livro de responsabilidade pessoal e ciência da proibição das leis.

O primeiro dia foi no Morro do Preventório, em Charitas, onde as pessoas reagiram de forma positiva à ação e muitos relataram desconhecer o risco causado pela queimada. Durante a semana a ação será no Morro do Cavalão (entre São Francisco e Icaraí), Bairro de Fátima, Pé Pequeno e na Região Oceânica, além de uma mobilização nos sinais de trânsito nas áreas próximas ao Parque Estadual Serra da Tiririca (PESET).

O objetivo da série de ações é alcançar o maior número de pessoas e conta com o apoio da Associação de Moradores e da Neltur, que colocou em suas placas a frase: “queimadas, apague essa ideia” por toda a cidade. Estaremos disponibilizando e divulgando todos os telefones para contato no caso de denúncias ou focos de incêndio.

É fundamental que os munícipes de Niterói nos ajudem na divulgação do material e compreenda que balões, cultos com vela em florestas e queimar lixo, mesmo que no quintal de casa, pode acarretar multas pesadas e prisão!

unnamed-3

unnamed-1

unnamed-2

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe For Newsletter!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

© 2023 Created with Royal Elementor Addons