Retrospectiva 2014

Retrospectiva 2014

O ano de 2014 possibilitou diversas lições, aprendizados e conquistas, tanto pessoais quanto como agente político.

Pude participar de eventos importantes como o Encontro Mundial pela Proteção Animal, finalizar o MBA que versou sobre Políticas, Planos e Projetos Socioambientais, debater o licenciamento ambiental no Seminário em São Paulo com mestres como Herman Benjamim e Édis Milaré, entre outras coisas.

Como agente político e chefe da pasta ambiental, finalizamos com chave de ouro a reestruturação da Secretaria. O Fundo Municipal de Conservação Ambiental que só existia no papel tem hoje dois milhões de reais arrecadados de ações ambientais, tudo só é possível de ser feito com os funcionários concursados que tomaram posse após a realização do primeiro concurso da história da Secretaria.

Avançamos bastante em todas as óticas. No campo do reflorestamento foram mais de vinte mil mudas plantadas e diagnóstico das encostas finalizados e com previsão orçamentária aprovada para grandes ações de corredores e barreiras ecológicas em áreas de crescimento desordenado para o ano de 2015; Na proteção animal com o novo projeto de Lei e mutirões de castração em áreas de demanda urgente, além da concepção e início de obra do novo Horto do Fonseca; No combate a poluição com mais de 400 propriedades ligadas às redes coletoras de esgoto e, bem como ação fiscal que culminou o fim do recebimento de 800m3 de chorume na estação de tratamento de Icaraí, entre outras diversas diligencias; Sobre unidades de conservação criamos aproximadamente 2000ha de áreas protegidas que tornou proibido licenciar qualquer construção e possibilita evitar a favelização em áreas de risco. O que citamos aqui são apenas alguns exemplos de muito trabalho ao longo do ano.

Temos hoje convicção de que fechamos o primeiro ciclo e iniciamos um novo. Com estrutura, sede nova no prédio principal da prefeitura, instrumentos, quadro permanente de funcionários, dinheiro em conta e previsão orçamentária, bem como participação efetiva no planejamento da cidade, trabalhando no Plano Diretor e nos Planos Urbanísticos. Confiamos plenamente que nossa cidade abandonou de vez a inércia, a omissão e os interesses particulares, focando no interesse público e na qualidade de vida dos nossos munícipes. Que 2015 seja abençoado e repleto de sabedoria, saúde e sucesso para todos que se dedicam e voltam suas vidas pelo bem de Niterói!

 

 

Sobre o Autor

Advogado, pós-graduado em Política Criminal e Segurança Pública, especialista em Políticas Socio ambientais e mestre em Auditoria e Gestão Ambiental.
Redes Sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.