Recomendações para trilhas em Niterói

Recomendações para trilhas em Niterói

Niterói foi agraciada com algumas trilhas de paisagens maravilhosas, aqui vão duas dicas de trilhas localizadas na Região Oceânica do município e algumas recomendações.

Para quem quer calmaria e aproximação da natureza, mas não costuma fazer trilhas, a dica é subir o Costão da Praia de Itacoatiara. Uma trilha de fácil acesso e nível leve que leva aproximadamente 30 minutos o percurso de ida e possui belas vistas  da Serra da Tiririca, toda a praia de Itacoatiara aos seus pés, a Praia de Camboinhas e a Praia de Piratininga mais ao fundo, além das montanhas do Rio e o Pão de Açúcar.

Já para quem tem alguma experiência com trilhas a dica é para o Alto Mourão, também conhecida como Pedra do Elefante. O percurso de ida é aproximadamente de 1 hora e 30 minutos e o nível é moderado. O começo é no Mirante da Estrada de Itaipuaçu e uma boa parte da trilha é por meio de mata fechada. No final é necessária uma pequena “escalaminhada” por entre as fendas das pedras, nada muito complicado. No cume da Pedra do Elefante temos o ponto mais alto de Niterói e uma visão de 360° de um cenário incrível. De um lado toda a Praia de Itaipuaçu (localizada no município de Maricá), do outro lado vemos toda a Região Oceânica de Niterói com suas lagoas e lindas praias. Ao norte podemos observar toda a Serra da Tiririca e a Serra dos Órgãos.

Recomendações:
Dê preferência para fazer essas trilhas de manhã quando o sol ainda não estiver muito forte. Levar protetor solar e água é indispensável para manter-se protegido e hidratado. Vá sempre acompanhado, use roupas confortáveis, evite roupas pretas e dê prioridade ao tênis. Vale a pena lembrar que a conservação do meio ambiente também é nosso dever.

Como chegar ao Costão de Itacoatiara:
Ao entrar em Itacoatiara, siga pela Rua Central até a praia. Ao chegar na orla vire a esquerda e ande em direção à pedra, vire novamente a rua e 700 metros adiante haverá a entrada para a trilha, que é um ponto de referência do Parque Estadual da Serra da Tiririca.

Como chegar ao Alto Mourão:
O acesso da trilha é pelo Mirante no alto da Serrinha de Itaipuaçu. Seguindo em direção à Região Oceânica chegará  no trevo de Itaipuaçu e um pouco antes do trevo de Itacoatiara, você estará de frente para a subida da Estrada de Itaipuaçu. Perto do Mirante, na entrada há uma placa indicando o acesso. Para quem for de ônibus, use as linhas 38 e 770 que te deixarão no trevo.

Sobre o Autor

Advogado, pós-graduado em Política Criminal e Segurança Pública, especialista em Políticas Socio ambientais e mestre em Auditoria e Gestão Ambiental.
Redes Sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.