Quem é Daniel Marques

Advogado, especialista em Segurança Pública e Mestre em Gestão Ambiental, Daniel Marques acredita que política se faz com honestidade, responsabilidade e de forma independente. Ao longo de sua trajetória foi Secretário de Meio Ambiente, Coordenador da Proteção Animal e está exercendo o segundo mandato de vereador.

Foi eleito Vereador pela primeira vez no ano de 2012 com 1.169 votos, sendo a primeira vez que o Partido Verde elegeu um vereador na cidade. Com um mandato propositivo e fiscalizador, denunciou ao Ministério Público mais de 700 cargos na Câmara de Vereadores e acabou com a Lei das Gratificações. Ajuizou ação contra o aumento do IPTU e denunciou ilegalidade nos contratos do Niterói Rotativo e Águas de Niterói.

Como Secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, trabalhou incansavelmente nas principais pautas ambientais como a criação de unidades de conservação, políticas de proteção animal, monitoramento e fiscalização de obras e de áreas verdes, saneamento, ajuste de licenciamento municipal, fomento ao ecoturismo sustentável e plantio de 21 mil árvores na cidade.Ainda pelo meio ambiente, criou o Programa Niterói Mais Verde, protegendo 9 milhões de m² de áreas verdes na cidade, implantou o Projeto “Se Liga” e em um ano ligou mais de 3 mil casas à rede de esgoto e conseguiu acabar com o chorume que ia para a praia de Icaraí.

Ainda pelo meio ambiente, criou o Programa Niterói Mais Verde, protegendo 9 milhões de m² de áreas verdes na cidade, implantou o Projeto “Se Liga” e em um ano ligou mais de 3 mil casas à rede de esgoto e conseguiu acabar com o chorume que ia para a praia de Icaraí.

Daniel Marques sempre defendeu o uso da bicicleta como meio de transporte. Por isso, realizou a expansão da malha cicloviária da cidade. Presidiu a Audiência Pública para a instalação do bicicletário das barcas e garantiu o direito das bicicletas sem custo adicional durante as viagens.

“VAMOS LUTAR PELOS NOSSOS AMIGOS QUE NÃO TÊM VOZ!”

Na Proteção Animal, uma das suas principais bandeiras, criou a Lei de Proteção Animal, é o idealizador do primeiro órgão público para os animais em Niterói, construiu o Centro de Castração Gratuito, implementou todos os Parcãos da cidade, lutou para que o Castramóvel saísse do papel e elaborou o Projeto de Lei de incentivo à adoção.

Pela segurança pública, reativou vários DPOs, realizou a Audiência que deu início ao Programa Niterói Presente, representou ao Ministério Público pela falta de efetivos em Niterói e elaborou a Lei que permite que os ônibus parem fora do ponto fixado após às 21h para mulheres, idosos e pessoas com deficiência.

Defensor dos Direitos Sociais, conseguiu verba para a drenagem e contenção de encostas onde pessoas morreram soterradas, levou saneamento para as comunidades, apoiou projetos sociais de arte e esporte para crianças carentes e reivindicou mais vagas e distribuição de creches pela cidade, além de lutar por investimentos em policlínicas e postos de saúde.

Recentemente, Daniel Marques foi eleito, mais uma vez, vereador da cidade de Niterói com 2.411 votos pelo DEM. No seu segundo mandato como vereador, assumiu a presidência da Comissão Permanente de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Turismo e Indústria Naval, a vice-presidência da Comissão do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, e é membro da Comissão de Fiscalização Financeira, Controle e Orçamento. Em pouco tempo de mandato, criou a Frente Parlamentar em Defesa dos Animais e vem atuando de forma propositiva no combate ao coronavírus.