Plantio de mudas adequadas ao mobiliário urbano

Plantio de mudas adequadas ao mobiliário urbano

Um município onde as árvores convivam em harmonia com o meio urbano é o desejo de grande parte da população, que busca os benefícios de uma cidade arborizada, com sombra e ar puro. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade tem desempenhado um trabalho para que Niterói tenha cada vez mais a característica dessa cidade arborizada. Pensando nisso, a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos criou o Projeto Verdes Notáveis, que consiste no plantio de mudas adequadas ao mobiliário urbano e que não conflitem com a fiação aérea.

São Francisco, Sapê, Engenho do Mato e Badu são alguns dos bairros que tiveram ruas contempladas pelo projeto. Foram plantadas mudas de Pau-brasil, Ipê e Sibipiruna. São árvores de espécies nobres, que se adaptam com facilidade ao meio urbano, além de embelezarem o ambiente.

O Verdes Notáveis utiliza mudas de grande e médio porte, recebidas através de medidas compensatórias, e tem como meta realizar o plantio de mil árvores por toda a cidade ainda este ano. A Alameda São Boaventura, no Fonseca, e a Av. Presidente Roosevelt, em São Francisco, são alguns dos lugares que irão receber uma parte destas mudas. A próxima ação acontece no Sapê, onde serão plantadas 50 mudas na Rua Amadeu Gomes.

“As árvores que estão sendo plantadas são espécies de crescimento rápido em curto espaço de tempo, ou seja, daqui a poucos anos já será possível observar a diferença na arborização da cidade. Estas mudas também têm outras características que as tornam adequadas ao mobiliário, como madeira nobre, resistência comprovada a poluição urbana e pivotamento de raiz, ou seja, raízes com crescimento vertical” disse o biólogo da Seconser e responsável pelo projeto, Alexandre Moraes.

Além de embelezar a cidade e conservar a natureza, o Projeto Verdes Notáveis também dá oportunidade de qualquer pessoa solicitar o plantio das mudas em sua rua, desde que seu logradouro esteja dentro das normas estabelecidas pelo projeto.

“O primordial é que o local de plantio não possua interferência de fiação aérea”, explicou Alexandre.

Para a solicitação de vistoria para plantio, deve-se entrar em contato com a Seconser através de sua ouvidoria: (21) 2722-3127.

Sobre o Autor

Advogado, pós-graduado em Política Criminal e Segurança Pública, especialista em Políticas Socio ambientais e mestre em Auditoria e Gestão Ambiental.
Redes Sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.