Novo mecanismo para combater incêndios em Niterói

Novo mecanismo para combater incêndios em Niterói

Sabe-se que a maioria dos incêndios florestais são originados por queimadas de resíduos e balões e que o conceito de combustão espontânea é raríssimo. Em 2014 o INPE já apontou, através de satélite, mais de 500 focos de incêndios ativos no Rio de Janeiro, muitos fora da época de estiagem, o que aumenta a preocupação e reforça a necessidade de atuação, tanto do Poder Público quanto da sociedade.

A Vice Prefeitura de Niterói e a Secretaria de Meio Ambiente, após sobrevoo pelas regiões de Niterói e diversas reuniões com o Corpo de Bombeiros, IBAMA (Prevfogo) e o Núcleo de Patrulhamento Ambiental da Guarda Municipal, prepararam um edital e assinaram contrato através do pregão presencial  007/2014 – processo nº. 270/0008/2014 – 28 de maio de 2014 com o objetivo de receber os serviços e implantar, em caráter de urgência, o imageamento do município por satélites de alta resolução e o mapeamento dos focos de incêndio e áreas afetadas pelo fogo, além da disponibilização de mapas na internet, com mecanismo de interação através de dispositivos móveis e redes sociais para o cidadão e agentes de combate ao fogo.

Com o diagnóstico, o Governo e a sociedade saberão quais são as áreas mais atingidas, podendo encaminhar as diligências e políticas de educação e prevenção com mais eficiência.

Foi realizada pela Secretaria de Meio Ambiente uma distribuição à população de diversas regiões de Niterói panfletos explicando os perigos das queimadas, tanto para a saúde dos cidadãos quanto para as florestas, os animais que as habitam e à poluição, bem como as multas e demais penas que podem ser imputadas aos que promovem esse tipo de prática.

Não queimem resíduos, as consequências podem ser terríveis!

Sobre o Autor

Advogado, pós-graduado em Política Criminal e Segurança Pública, especialista em Políticas Socio ambientais e mestre em Auditoria e Gestão Ambiental.
Redes Sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.