Inea vistoria sistema lagunar

Inea vistoria sistema lagunar
Fonte: https://www.ofluminense.com.br/cidades/2021/10/1224110-inea-vistoria-sistema-lagunar.html

REDAÇÃO OFLUMINENSE  29 DE OUTUBRO, 2021 ÀS 05H00

Cerca de 50 pessoas, entre ambientalistas, pescadores, moradores e autoridades, acompanharam, ontem, em Piratininga, na Região Oceânica de Niterói, a fiscalização proposta pelo deputado estadual Coronel Salema (PSD). Uma equipe de agentes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) percorreu a lagoa de barco e também ouviu os relatos sobre a situação da Lagoa de Piratininga. 

O parlamentar solicitou ao governador Cláudio Castro que sejam realizadas obras de desobstrução do túnel do Tibau, que faz a ligação entre o mar e a Lagoa de Piratininga. O objetivo é permitir que seja restabelecido o fluxo hídrico, impedindo a morte de peixes.

A Lagoa de Piratininga é ligada à Lagoa de Itaipu, que também sofre com o poluição causada pelo despejo de esgoto em suas águas. O canal que faz a ligação com o mar permitindo a renovação da água também está obstruído. 

Nas duas lagoas moradores do entorno reclamam da água escura e do mau cheiro. A mortandade de peixes é frequente e a pesca artesanal está prejudicada, assim como os esportes náuticos que são praticados no espelho d’água. O vereador Daniel Marques (DEM) também acompanhou a vistoria.

Sobre o Autor

Advogado, pós-graduado em Política Criminal e Segurança Pública, especialista em Políticas Socio ambientais e mestre em Auditoria e Gestão Ambiental.
Redes Sociais:

Comentário fechado.