Meio Ambiente ganha reforço

Meio Ambiente ganha reforço

Dezessete aprovados no concurso da Secretaria são nomeados e começam a trabalhar em outubro

Foi assinada na manhã desta terça-feira (16/9) a nomeação dos 17 aprovados no concurso público da Secretaria Municipal de Meio-Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade. A Secretaria ganhará o reforço de 17 profissionais, sendo dez fiscais do meio-ambiente, dois biólogos, dois engenheiros florestais, um engenheiro químico, um engenheiro sanitarista e um geógrafo.

Os aprovados deverão começar a trabalhar em outubro após a fase de entrega da documentação exigida e exames médicos, de acordo com a Secretaria Municipal de Administração.

O Secretário de Meio Ambiente, Daniel Marques, disse que o concurso para reforçar o efetivo da pasta é uma mudança de paradigma. “Primeiro concurso da história da Secretaria do Meio Ambiente, com o Fundo de Conservação Ambiental recuperado, investimentos a serem feitos, gestão de unidades de conservação, de áreas verdes e de praias significa que vamos precisar muito desta turma. É um efetivo técnico e profissional. É uma ruptura de paradigma, uma vitória enorme e um avanço. A cidade só tem a ganhar com isso. Agora, teremos dez fiscais específicos, isso vai nos permitir monitoramento e vigilância das coberturas vegetais e impacto da poluição. Qualquer infração administrativa terá um monitoramento ostensivo, além de um melhor fluxo nos processos no setor de fiscalização”, explicou.

 “A agenda ambiental é uma prioridade na nova gestão da prefeitura, tanto que foi o primeiro concurso público que realizamos. Já demos passos significativos como a implantação do Fundo de Conservação Ambiental, a transferência de administração do Parque da Cidade para a Secretaria do Meio Ambiente, vários projetos sustentáveis como o programa Niterói de Bicicleta, a implantação de ciclovias, o reflorestamento de encostas com a plantação de 23 mil árvores, a recuperação de restingas de praias como Icaraí e São Francisco, uma lei inovadora de Proteção Animal, programa de gestão de parques e áreas verdes (Parnit). Os novos profissionais serão muito importantes para ajudar a preservar as áreas verdes de ocupações”, declarou o prefeito Rodrigo Neves, que recebeu os aprovados em seu gabinete.

Primeiro colocado na disputa para o cargo de engenheiro sanitário, Gabriel de Pinna Mendes, de 30 anos, destacou o compromisso da prefeitura com a área ambiental: “A realização do 1º concurso é um marco histórico da Secretaria e amplia ainda mais a importância da prefeitura no seu compromisso ambiental. Pretendo melhorar o processo de licenciamento e de controle sanitário da cidade”.

Engenheira ambiental, Nathália Marques, de 24 anos, vai atuar como fiscal do meio ambiente: “Quero contribuir para o desenvolvimento sustentável na prática, junto ao crescimento ordenado da cidade”, afirmou.

 

aprovados

Fonte: Jornal O Fluminense 

Sobre o Autor

Advogado, pós-graduado em Política Criminal e Segurança Pública, especialista em Políticas Socio ambientais e mestre em Auditoria e Gestão Ambiental.
Redes Sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.