Início da série de ações de prevenção às queimadas

Início da série de ações de prevenção às queimadas

A Secretaria de Meio Ambiente retomou as ações de prevenção de incêndios florestais no município de Niterói. A forte estiagem e a baixa umidade do ar combinadas ao descuido da população é uma verdadeira bomba relógio para nossa vegetação.

Nesse sentido, após análise da Defesa Civil e dos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente com a ajuda de imagens de satélite e do sobrevoo feito no ano de 2014, foi possível identificar os pontos de maior incidência desses incêndios pela cidade.

Assim, iniciamos nesta segunda-feira (19 de janeiro) a distribuição de material explicativo sobre todos os malefícios para a saúde no que diz respeito à fumaça, os riscos para a fauna e para a vida dos moradores, bem como as multas que podem ser aplicadas por simplesmente provocar fogo. Se essas queimadas resultarem em incêndios florestais, o responsável responde criminalmente e pode ser preso. Ao mesmo tempo, todos os moradores próximos às áreas verdes assinaram o livro de responsabilidade pessoal e ciência da proibição das leis.

O primeiro dia foi no Morro do Preventório, em Charitas, onde as pessoas reagiram de forma positiva à ação e muitos relataram desconhecer o risco causado pela queimada. Durante a semana a ação será no Morro do Cavalão (entre São Francisco e Icaraí), Bairro de Fátima, Pé Pequeno e na Região Oceânica, além de uma mobilização nos sinais de trânsito nas áreas próximas ao Parque Estadual Serra da Tiririca (PESET).

O objetivo da série de ações é alcançar o maior número de pessoas e conta com o apoio da Associação de Moradores e da Neltur, que colocou em suas placas a frase: “queimadas, apague essa ideia” por toda a cidade. Estaremos disponibilizando e divulgando todos os telefones para contato no caso de denúncias ou focos de incêndio.

É fundamental que os munícipes de Niterói nos ajudem na divulgação do material e compreenda que balões, cultos com vela em florestas e queimar lixo, mesmo que no quintal de casa, pode acarretar multas pesadas e prisão!

unnamed-3

unnamed-1

unnamed-2

Sobre o Autor

Advogado, pós-graduado em Política Criminal e Segurança Pública, especialista em Políticas Socio ambientais e mestre em Auditoria e Gestão Ambiental.
Redes Sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.