Chama no Zap!

Edit Template

Fim de despejo de chorume em estação de tratamento de Niterói

Após inúmeros esforços e muita luta da Secretaria de Meio Ambiente e da Prefeitura de Niterói, foi realizada no dia primeiro de agosto reunião com a presidente do INEA Isaura Frega, Subsecretário Rafael Ferreira, o prefeito Rodrigo Neves, o vice-prefeito Axel Grael e o Secretário de Meio Ambiente Daniel Marques para tratar de diversas pautas, dentre elas o chorume recebido em Niterói para tratamento.

Importante que todos saibam que desde março de 2013 a Secretaria de Meio Ambiente formou processo administrativo para compreender o licenciamento ambiental da estação de tratamento de Icaraí e acompanhar o controle, fluxo de caminhões e fiscalizar o citado procedimento. Após análise profunda foi emitido relatório técnico do Meio Ambiente com cópia para a Agência Nacional de Água, Comissão de Saneamento da ALERJ e Ministério Público, que culminou na intervenção do INEA na referida estação licenciada pelo próprio órgão estadual.

Assim, na citada reunião, recebemos a grande notícia de que o chorume proveniente do Aterro Sanitário de Seropédica já não chega mais ao nosso município. Além disso, a presidenta nos trouxe a informação de que com o vencimento da licença de operação da estação de tratamento de esgoto de Icaraí, teremos nosso pleito atendido, e o órgão estadual não renovará a mesma. Dessa forma, não receberemos mais absolutamente nenhum metro cúbico de chorume na nossa cidade a partir do dia 31 de agosto.

Os rejeitos, agora, serão encaminhados para uma unidade que ofereça tratamento secundário, como a ETE Alegria, no Caju, também no Rio de Janeiro, informou Isaura.

Além da suspensão do recebimento de chorume em Icaraí, o encontro selou outras iniciativas em parceria entre município e estado, entre elas a cogestão do Parque da Serra da Tiririca e o Parque Darcy Ribeiro. Ainda no encontro, apresentamos projetos que estão sendo desenvolvidos com vistas ao financiamento solicitado ao Banco de Desenvolvimento Latino Americano – Cooperação Andina de Fomentos (CAF). As iniciativas visam melhorias de infraestrutura urbana e ambiental na Região Oceânica.

Isaura Frega reforçou a importância da parceria e ressaltou a qualidade técnica da equipe municipal e dos projetos apresentados.

Axel,  por sua vez, explicou como se dará a parceria de cogestão entre estado e município: “Existe uma parceria entre o Inea como gestor que, dentro do planejamento do pró-sustentável, parte de uma área é o Parque da Serra da Tiririca e a outra parte será o Parnit. Então, faz todo o sentido que esses dois parques funcionem em cooperação, em parceira. Estamos propondo justamente essa cogestão ao Inea.

Esse é apenas mais um passo dentre muitos que precisam ser dados na questão de resíduos no nosso estado. Continuaremos acompanhando a problemática no estado do Rio de Janeiro! Parabéns a todos, parabéns Niterói!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe For Newsletter!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

© 2023 Created with Royal Elementor Addons