Diligências no Parque da Cidade

Diligências no Parque da Cidade

O Parque da Cidade é uma área de preservação ambiental (APA) do município, localizado no alto do morro da Viração, numa altitude de 270 m, ocupando uma área de 149.388,90 m². No local existe uma fonte natural, possui um mirante e que dele pode-se ter uma visão panorâmica de várias praias do município de Niterói.

No entanto, depois de um dia percorrendo o Parque e seu entorno, averiguamos construções irregulares, favelização e desmatamento. Eu, junto a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Procuradoria do município, trabalhamos em um relatório detalhado dos problemas encontrados, expedindo notificações, multas e interdições. A Procuradoria nos auxilia nas decisões que passarão por demolições administrativas, instalação de placas informativas na área do Parque e política de educação ambiental.

Até agora licitamos a cantina, que passou a oferecer tanto lanches naturais e ideais para os aventureiros, como também opções mais sofisticadas para os visitantes e turistas; aparelhamos a guarda ambiental; realizamos o campeonato de downhill e de voo livre; estamos licitando o transporte coletivo; auditando as antenas e demarcando as trilhas tanto para caminhada quanto para bicicleta, para que não haja nenhum impacto ambiental. Tudo isso é para deixar o ambiente de lazer da melhor forma possível, e isso inclui preservar a área verde. Com a implantação do projeto Niterói Mais Verde, que cria 1.580 hectares de área protegida -com funcionários, estrutura e instrumentos- os moradores e visitantes de Niterói poderão desfrutar ainda mais do ambiente verde no município, mas precisamos cuidá-lo e respeitá-lo.

Sobre o Autor

Advogado, pós-graduado em Política Criminal e Segurança Pública, especialista em Políticas Socio ambientais e mestre em Auditoria e Gestão Ambiental.
Redes Sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.