Chama no Zap!

Edit Template

Combate aos crimes ambientais será intensificado em Niterói

A Prefeitura de Niterói iniciou ontem (03/06) uma ação piloto para intensificar o combate a crimes ambientais na cidade.

Através de uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade e a Secretaria de Ordem Pública de Niterói, a Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal passa a atuar com o poder de emitir notificações, além de embargos em casos de flagrantes de desmatamentos, construções irregulares ou até mesmo quando se configurar delito que esteja ferindo o código ambiental da cidade.

Antes de iniciarem a ação, os 26 integrantes da coordenadoria ambiental passaram por uma capacitação. Receberam orientações da Secretaria de Meio Ambiente sobre em que situações o código ambiental número 2.602 de 2008 (que regula leis ambientais) é infringido e como os guardas devem agir. Nesses casos as equipes poderão fazer a abordagem e aplicar a punição ou notificação, se necessário.

A ação de ontem começou pelo bairro de Pendotiba, na Estrada do Muriqui Pequeno, motivada por denúncia de construção irregular em área de preservação ambiental no limite com o Parque Estadual da Serra da Tiririca. Durante a operação, os fiscais do Meio Ambiente e os guardas municipais, encontraram uma construção em área de mata, sem placa indicativa de quem esta realizando a obra e sem documentação indicando que o empreendimento é autorizado pelas secretarias de Urbanismo, Meio Ambiente e Obras.

Os fiscais emitiram uma notificação dando um prazo de cinco dias para que o responsável pela construção apresente documentação confirmando a legalidade da mesma e se tem ou não autorização para construir naquele local. “Esse é só um exemplo de como vamos agir. Hoje fizemos um piloto. Nossa parceria com a Seop através da coordenadoria ambiental será de extrema importância para detectarmos e avançarmos na fiscalização de crimes ambientais que atinjam a cidade. Fizemos a capacitação e agora os guardas tanto podem notificar, mesmo sem a presença dos nossos fiscais, o que facilita a aplicação da pena em casos de estarem sozinhos e se depararem com um flagrante” explicou Bruno Raposo, diretor da fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente, que junto com o Secretário Daniel Marques realizou a capacitação dos guardas.

Segundo ele, caso as Secretarias se deparem com construções que estejam em áreas permitidas, os proprietários podem apresentar a documentação sem problemas. “Existem áreas que podem haver construção para que os parques ecológicos sejam preservados, mas precisamos verificar. O importante é que vamos estar atuando firmes para o combate a esses crimes ambientais”, destacou Bruno Raposo.

Os agentes da Coordenadoria Ambiental e os fiscais agirão motivados por denúncias ou através de levantamento que possa ser feito por qualquer um dos órgãos e que gere ação imediata para contra a arbitrariedade. “Nós já vínhamos atuando com o recolhimento de animais, entre outras situações. Com a capacitação, nossa equipe estará pronta para agir de imediato caso nos deparemos com alguma situação de crime ambiental. Essa parceria vai nos permitir agir mais rápido, ajudando muito a solucionar vários problemas.” observou o inspetor da guarda ambiental, Claudio Mendes.

Dentre as ações que estarão na mira dessas equipes há construções irregulares, podas irregulares, derrubada de mata e de barreiras. Segundo o secretário de Ordem Pública, Marcus Jardim, os guardas ambientais darão todo o apoio aos fiscais da Secretaria de Meio Ambiente, e estarão também em rondas observando situações que levem a aplicação de penas por crimes ambientais.

“Vamos estar de olho e agindo firmes também nesses casos. Essa foi só a primeira de uma série de ações que vamos fazer”, disse Marcus Jardim.

Colaboração do Inea

A ação contou com a participação do Instituto Estadual de Ambiente (Inea). O responsável pela fiscalização do Parque Estadual da Serra da Tiririca, Jhonatan Ferrarez, também esteve no local em Pendotiba e emitiu notificação pedindo comprovação de autorização para a construção.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe For Newsletter!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

© 2023 Created with Royal Elementor Addons