Chama no Zap!

Edit Template

Aprovação da Lei de Proteção Animal de Niterói

A noite de ontem, 30/06/2015, no plenário da Câmara de Vereadores foi marcada por um ponto que me deixa muito feliz: a aprovação da Lei de Proteção Animal do Município de Niterói.

Essa legislação foi amplamente debatida, e com todos os setores. Em 2013 houve reunião e discorremos a minuta do projeto de lei com os alunos e veterinários da UFF, levamos à lei ao conhecimento de doutrinadores, como o Sr. Daniel Braga Lourenço, pet shops, protetores e membros do Governo. Analisamos profundamente os maiores problemas que vivemos no primeiro ano de gestão da Secretaria de Meio ambiente e temos um extraordinário resultado.

Alguns pontos da Lei

1 – Concede poder de polícia à Secretaria de Meio Ambiente para fiscalização das condutas infracionais previstas na lei, em face de criadouros, petshops, clínicas veterinárias, pessoas físicas, entre outros, podendo multar, apreender animais, interditar e embargar serviços, criadouros e clínicas e cassar alvarás;

2 – Cria as figuras dos tutores, proprietários e protetores, bem como direitos e deveres para todos;

3 – Cria a figura do animal comunitário e a responsabilidade do Governo castrar gratuitamente todos os animais;

4 – Proíbe o extermínio de animais domésticos abandonados como método de controle populacional, bem como a doação, venda ou fornecimento de animais domésticos capturados para instituições e centros de pesquisa e ensino ou zoológicos;

5 – Cria, finalmente, 19 condutas do que são considerados como maus tratos;

6 – Proíbe a comercialização de animais em vias e logradouros públicos conforme preconiza a lei estadual 4808/2006 enquadrando como maus tratos com pena prevista no art. 14.

7 – Proíbe formalmente a rinha em Niterói;

8 – regulamenta a procriação e as obrigações dos criadouros, pet shops, casas de banho e tosa, casas de venda de rações e produtos veterinários, criadores e estabelecimentos que eventual ou rotineiramente comercializem cães, gatos e outros animais;

9 – Proíbe a distribuição de animais vivos a título de brinde ou sorteio

Agradeço ao Marcelo Pereira, Fernanda Campista, Flora, Rosimar, aos vereadores que buscam há anos propostas para a proteção animal e apresentaram importantes emendas, de forma objetiva, Vereadores Galo, Emanuel Rocha, Leonardo Giordano, Bruno Lessa, Henrique Vieira e Paulo Eduardo Gomes, à Procuradoria do Município, ao Vice-Prefeito Axel Grael e ao Prefeito Rodrigo Neves. Agradecimento especial aos protetores que colocam suas vidas à disposição de animais abandonados, humilhados e agredidos! Todos serão contemplados!

4 Comments

  • hugo

    Bom dia
    Gostaria de saber mais sobre o projeto de lei punições para empresas que provocam maus-tratos aos animais

    • SLC Digital

      Olá, maus-tratos aos animais é crime e, inclusive, existe uma lei federal de nº14.064/2020. A pena para quem descumpre essa lei é de reclusão de dois a cinco anos, além de multa.

    • Estamos lutando muito para a implantação do Hospital Veterinário Municipal aqui em Niterói!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe For Newsletter!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

© 2023 Created with Royal Elementor Addons