2022 de muitos desafios para o niteroiense

2022 de muitos desafios para o niteroiense

O brasileiro terá um início de ano caríssimo e nós niteroienses não teremos nenhuma exceção. Nossa conta de água teve reajuste de mais de 16%, Barcas e Catamarã mais de 11%, IPTU mais de 10%, isso sem contar o preço elevado nos produtos da cesta básica.

É bizarro ver vereadores que defendem o Prefeito colocarem a culpa no Governo Federal, deputados bolsonaritas culparem o Prefeito, Prefeito culpando o Governador, uma farra de narrativas.

O mundo vive uma pandemia e a inflação explodiu em quase todo o globo terrestre. Óbvio que existe parcela de culpa do Governo Federal, mas generalizar isso é uma covardia. Claro que os contratos vigentes entre os Governos (Federal, Estadual e Municipal) seguem cláusulas com índice de reajuste e, via de regra, o Governo terá um gasto muito maior em 2022.

O que não pode ser escondido é que a arrecadação também aumentará. IPTU, ISS e ICMS (que a prefeitura recebe uma gorda cota), por exemplo, farão o caixa do Município crescer esse ano. O valor do dólar pra Niterói é outra bênção, pois os royalties crescem ainda mais. Isso se confirma com o excedente de R$ 300 milhões de royalties que a Prefeitura ganhou ao final de 2021.

O sinal vermelho acendeu quando vimos o aumento de salário dado os comissionados. O impacto que isso terá no orçamento de Niterói foi revelado na Lei Orçamentária 2022. R$ 1.9 bilhões para pagar mais de 20 mil funcionários. Enquanto isso, servidor concursado com reajuste de 1.95%.

Sinceramente amigos, o que cabe ao Presidente, Governador e Prefeito é decidir como eles ajudam o pobre e a classe média, o empresário, o servidor e o trabalhador a passar por 2022 com menos ferimentos. Tem que ter gente séria pensando no coletivo e não na eleição de outubro.

Sobre o Autor

Advogado, pós-graduado em Política Criminal e Segurança Pública, especialista em Políticas Socio ambientais e mestre em Auditoria e Gestão Ambiental.
Redes Sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.